Nos últimos seis anos me tornei reikiana, fiz vários cursos na área de cura quântica e em 2016 me formei em Terapeuta Holística, tudo isso paralelo a várias sessões de terapia, hipnose, regressão, constelações familiares e outros processos de autoconhecimento. Essas atividades associadas a muito estudo me levaram a chegar à formação em Profissional&Self Coaching do IBC. Quando tive que pensar no meu nicho de atuação não titubeei, o Coaching Holístico foi minha escolha.
Toda minha formação até o momento está em conexão, algo primordial no holístico e no coaching. Na terapia, auxilio meus clientes a trazerem à tona questões do passado para entender os questionamentos e dificuldades do presente e no coaching parto do estado atual da pessoa para acompanhá-la na jornada rumo aos seus desejos, sendo esse um trabalho que se complementa. Dependendo da demanda de meu cliente opto por agir como terapeuta ou como coach e o elucido sobre essa proposta para que de comum acordo escolhamos o melhor trabalho a ser iniciado.
Holismo e as demandas no coaching holístico
Na obra Metafísica, Aristóteles sintetizou o princípio do holismo ao afirmar que o todo é mais do que a simples soma das partes. Isso nos mostra a base do coaching holístico, que consiste em trabalhar o ser humano de forma integral, buscando conhecer os aspectos físico, mental, emocional e espiritual do cliente para dessa maneira poder auxiliá-lo no seu caminho rumo ao estado desejado.
Nesse processo é fundamental que o cliente perceba a responsabilidade dele para obter sucesso na empreitada a que está se dispondo, porque mesmo contando com o apoio do coach, a vontade de promover mudanças e colocá-las em prática é da alçada do coachee.
Segundo Jou Eel Jia, o coaching holístico é pragmático, eleva a motivação, ajuda a definir objetivos, de forma a torná-los desafiadores e estimulantes. Contribui para a compreensão dos valores mais profundos do coachee e identifica os obstáculos colocados pela sua mente. Através de um plano estratégico mental, abre as passagens para a realização das metas, despertando no indivíduo uma melhor percepção de como está seguindo sua vida.
Dessa forma, o coaching holístico promove mudanças profundas e duradouras por meio de novas opções, aumentando a autoconfiança, quebrando paradigmas e bloqueios emocionais, fazendo com que o cliente se sinta mais coerente, confiante e capaz de superar limites e, sobretudo, desenvolver e ampliar seu potencial. O coach holístico não opina nem diz o que deve ser feito, mas funciona como ferramenta facilitadora para que o coachee encontre suas próprias respostas.
Ele valoriza os sonhos, metas, objetivos, intenções e valores do coachee, fortalecendo seu bem-estar interior, despertando virtudes, auxiliando a que este assuma o controle da própria vida e ilumine seu próprio destino e das pessoas que o cercam (2016, pp.196-197).
Quem busca o coaching holístico necessita de orientação para traçar um plano que o leve à concretização de seu desejo e, para tal, compreender o coachee de forma completa é eficaz para que os resultados sejam proveitosos para o coach e seu cliente.
Normalmente, essa demanda tem um objetivo específico que pode ser o emagrecimento, carreira, relacionamento, entre tantos outros.
Como coach holístico, não se deve priorizar apenas o que foi solicitado, pois cada indivíduo tem seu próprio mindset e isso nos leva à necessidade de trabalhar os quatro aspectos enumerados anteriormente.
O cliente pode querer alcançar determinada meta que fisicamente não seja possível ou ele não tenha equilíbrio emocional para efetivamente alcançá-la e é necessário realizar um trabalho que abarque o ser integral para poder definir as melhores estratégias que possam auxiliá-lo.
E mesmo diante de um quadro como esse, conforme as limitações apresentadas, o coach holístico tem condições de ajudar seu cliente a gerar novos pensamentos, modificar hábitos e levá-lo a mudanças efetivas.
Como disse Joseph Murphy, a lei da vida é a lei da crença e isso está na nossa mente. Se não acreditarmos que algo pode nos prejudicar, não prejudicará. O importante é crermos no poder do subconsciente de nos curar, inspirar, fortalecer e dar-nos tudo o que queremos (2017, p.31).
O coaching holístico ensina a pessoa a mudar os pensamentos, respeitando todas as suas peculiaridades, buscando transformar de forma positiva toda e qualquer limitação para que esta consiga mudar seu destino.
Processo de coaching holístico
Ferramentas do coaching tradicional são utilizadas e, por vezes, adaptadas às necessidades do coachee, que passa por um processo de coaching holístico.
Outras técnicas e ferramentas também são usadas, pois há uma preocupação muito grande em promover o equilíbrio entre todas as partes do ser e ensinamentos provenientes da física quântica, da psicologia, da fitoterapia, entre outras áreas com similitudes, poderão auxiliar esse profissional.
No foco do coach holístico devem estar também a preocupação com os hábitos alimentares de seu cliente, ensinando-o, se for o caso, a ter uma alimentação saudável, assim como, a praticar exercícios físicos, meditação, yoga, reiki, buscar massagens terapêuticas e/ou outros métodos de amenização de estresse, desequilíbrios emocionais e mentais.
Além disso, é de suma importância a busca de formas de expansão da espiritualidade, que pode ser através da leitura de livros específicos ou simplesmente a observação da natureza, ouvir o som dos pássaros, sentir o aroma da terra molhada pela chuva e tantas outras formas de estarmos em contato com o divino que habita em todos nós.
Parafraseando Osho, o importante é que cada indivíduo consiga se livrar do ego, descobrindo a autoconsciência – com ênfase na consciência – que é uma das coisas mais sagradas do mundo porque pertence a pessoas sadias, que alcançaram seu centro. Essas não são pessoas vazias, e sim, realizadas (2002, p.96).
O processo de coaching holístico pode auxiliar muitas pessoas a encontrarem seu eixo na vida para conseguirem ser felizes se amando e amando os seus entes queridos. Que essa atividade seja uma semente de amor para a humanidade.
Fonte:
ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola. 2002, vols.I, II e III.
Referências bibliográficas:
JIA, Jou Eel. Coaching holístico – Shiou Hsing: baseado na filosofia da Medicina Tradicional Chinesa. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 2016.
MURPHY, Joseph. O poder do subconsciente. 71ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.
OSHO. Aprendendo a silenciar a mente. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
1 thought on “Coaching holístico”
Rc Cursos Online
(20 de janeiro de 2022 - 05:31)Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.